Colocando o Behaviorismo em prática
Leia com atenção os quadrinhos
abaixo (clique na imagem para ampliar):
Agora, vamos analisar o comportamento
dos pais de Calvin. De acordo com a história apresentada, os pais estão
interessados em tirar uma foto do filho para mandar aos parentes.
Que tipo de variável está controlando
este comportamento?
Como poderíamos classificar esta relação
funcional?
Ao mandar a foto, os pais evitam a
visita dos parentes, a qual, de acordo com o texto, parece ser um estímulo
aversivo. Ou seja, provavelmente, os pais já passaram maus bocados nos natais
anteriores com a visita inadequada de parentes distantes.
Sendo assim, a evitação de um estímulo
aversivo é o que mantém o comportamento de tirar a foto de Calvin.
Esta relação é definida do reforçamento negativo, mais especificamente, esquiva, afinal, o comportamento ocorre antes mesmo
do contato com os parentes inconvenientes.
Nossas próximas postagens serão sobre
Extinção e Comportamento Verbal. Aguardem!
Por: Maíra Matos Costa
Por: Maíra Matos Costa
Para mais informações sobre reforçamento
negativo, aqui vão:
Sugestões de Leitura
Sugestões de Leitura
Catania, C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre. Ed: Artmed.
Moreira, M. B. & Medeiros, C. A.
(2007), Princípios Básicos de Análise do
Comportamento. Porto Alegre. Ed: Artmend.
Parabéns pela postagem. O Behaviorismo está bem presente em nossas vidas. Notemos ou não.
ResponderExcluirQueria saber de livros da área, para que eu posso me aprofundar no assunto. Obrigado.
ResponderExcluirObrigada Rafael! Além das sugestões de leitura indicadas no post, para se aprofundar, verdadeiramente, vale a pena ler o Ciência e Comportamento Humano, de B. F. Skinner, na íntegra. Foi assim que dei o meu primeiro passo para entender bem o behaviorismo. Abraços.
ResponderExcluir