Skinner e o Behaviorismo Radical


Burrhus Frederick Skinner (1904-1990) foi considerado por muito tempo, o mais influente psicólogo de sua geração. Seu trabalho na pesquisa científica do comportamento humano foi considerado a renovação dos pressupostos de Watson. O autor inovou os conceitos behavioristas por descartar especulações sobre o que acontece dentro do organismo humano referentes a entidades internas como variáveis intervenientes ou processos unicamente fisiológicos (Schultz e Schultz, 1992).


Segundo Skinner (1953) o comportamento dos organismos é um objeto de estudo concreto, objetivo e passível de acessibilidade para as pessoas, mas sua complexidade o torna uma matéria extremamente difícil. Pelo fato de ser um processo e não uma “coisa”, não pode ser imobilizado e estudado minuciosamente. No entanto, essa complexidade não significa que seja um objeto de estudo insolúvel, é preciso, portanto, certo grau de criatividade e engenhosidade de cientistas comprometidos com seu trabalho.
O vídeo a seguir apresenta uma breve biografia de Skinner e esclarece mal entendidos sobre a teoria que revolucionou o estudo do comportamento humano.


"Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano" (Skinner, 1974, p.8)

Por: Maíra Matos Costa

Referência Bibliográficas
Schultz, D. P. & Schultz, S. E. (2001). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix.
Skinner, B. F. (1953). Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.
Skinner, B. F. (1974). Sobre o behaviorismo. São Paulo: Ed. Cultrix.




Comentários

  1. E o Brasil atual em 2023 nivelado todo para baixo.
    Na educação. Na cultura. E na arte. Kitsch.
    PT, embuste.
    O PT é barango.
    O PT é kitsch político.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal