O que é a Análise do Comportamento?


A Análise do Comportamento é uma abordagem da Psicologia, que define um direcionamento profissional baseado na ciência. Esta ciência possui como base o Behaviorismo Radical, proposto por B. F. Skinner em 1945, e tem duas metas principais: (a) aumentar o conhecimento científico sobre os comportamentos humanos em geral, e (b) melhorar a qualidade de vida da população com a aplicação de uma ciência baseada em princípios científicos, criando novas tecnologias para isso (Moore, 2008).
         Para que uma ciência sobreviva no tempo, é necessária a existência de um campo de pesquisa que coloque em prática todos os conceitos formulados até o momento. Esses conceitos são testados por experimentações científicas e são validados tanto interna como externamente ao laboratório, ou seja, possuem fidedignidade e generalidade para serem aplicados em diversas áreas diferentes que dizem respeito às demandas da Psicologia. O trabalho do pesquisador analítico-comportamental geralmente pode seguir dois principais rumos: a pesquisa em Análise Experimental do Comportamento e a pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada (Moore, 2008).
         Moore (2008) esclarece que a Análise Experimental do Comportamento é focada na pesquisa básica, ou seja, seu foco é na elucidação de princípios fundamentais básicos da ciência comportamental. O principal instrumento da ciência que garante a sua generalidade, ou seja, que garante que ela seja verdadeira em qualquer ambiente, com quaisquer sujeitos e de quaisquer espécies, é a replicação. Princípios fundamentais como, por exemplo, a lei do reforço, punição, extinção e outros, possuem uma longa história de testagem científica, o que garante as suas generalidades. Experimentos com macacos, pombos, cachorros, ratos, seres humanos adultos, crianças, crianças com atraso no desenvolvimento, crianças “normais”, e assim por diante, já foram realizadas para testar inúmeras vezes o mesmo princípio comportamental. E os mesmos princípios também já foram testados em diferentes ambientes com uma enorme diversidade de variáveis ambientais. Desde o seu início como ciência, a Análise Experimental do Comportamento encontra bastante sistematicidade em seus dados, o que faz com que ela seja respeitada no mundo inteiro (Sidman, 1976).
Além da Análise Experimental do Comportamento, o segundo principal foco do cientista analítico-comportamental é a Análise do Comportamento Aplicada. Segundo Moore (2008) esse ramo da pesquisa desenvolve e avalia práticas focadas na resolução de problemas associados a comportamentos socialmente significativos. Essa área é responsável por criar tecnologia que permita a aplicação dos conceitos analítico-comportamentais, avaliados pela pesquisa básica, em sua população-alvo. Certamente, é sabido que nenhuma ciência que se preze teria utilidade alguma se ficasse apenas no papel. Os pesquisadores em Psicologia estão sempre interessados em aplicar seus conhecimentos aos problemas humanos reais. Dessa forma, tais profissionais buscam representar alguns problemas típicos de suas culturas em laboratórios, ou podem optar em ir a campo, ou seja, podem ir direto ao local em questão realizar seus trabalhos experimentais.



A Análise do Comportamento Aplicada, diferente da pesquisa básica, costuma trabalhar mais frequentemente com participantes humanos, o que pode trazer algumas limitações, afinal, seus testes experimentais devem ser aprovados por determinados comitês de ética. Os comitês fazem um importante papel de proteger a integridade física e psicológica dos participantes da pesquisa, mas também podem limitar a exploração de certas questões experimentais, como a utilização de procedimentos com punição, por exemplo (Lerman e Vorndran, 2002).
Sendo assim, a Análise do Comportamento, como uma ciência digna, tem mostrado que explicações filosóficas ou fantasiosas não são necessárias para convencer o mundo sobre a utilidade da Psicologia, afinal, os dados factuais que fazem dela uma ciência, estão disponíveis para quem desejar avaliá-los. Os analistas do comportamento trabalham com dados concretos e objetivos, buscando sempre resultados práticos para os problemas da humanidade.
         As pesquisas científicas mais famosas por todo o mundo, desde os clássicos até os mais atuais podem ser encontradas em revistas behavioristas internacionais online, tais como Jeab & Jaba.

Por: Maíra Matos Costa


Referências Bibliográficas:
Lerman, D. C., & Vorndran, C. M. (2002). On the Status of Knowledge for Using Punishment: implications for treating behavior disorders. Journal of Applied Behavior Analysis,, 35, 431-464.
Moore, J. (2008). Conceptual Foundations of Radical Behaviorism. Cornwall – on Hudson (NY): Sloan.
Sidman, M. (1995). Coerção e suas implicações. (Trad. M. A. Andery & T. M. Sério.) Campinas: Editorial Psy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal